Portal das Escolas


Loading
Notícias » Ver Notícia
« Voltar

Fogos Florestais  A Serra do Caldeirão na Nossa Mão

20-06-2016
Fonte: Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas
Guardar e Partilhar Guardar e Partilhar

Noticias-Prémio Ciência na Escola-Fogos Florestais
Projeto desenvolvido no âmbito da 13ª edição do concurso Ciência na Escola promovido pela Fundação Ilídio Pinho, 5º escalão, pelos alunos do curso de Técnico e Gestão de Programação de Sistemas Informáticos do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.

O projeto consiste na criação de duas estações para avaliar as condições climatéricas e o grau de progressão de um incêndio.

A estação móvel reúne vários tipos de sensores como CO2, temperatura, pressão atmosférica, humidade e velocidade do vento. Os sensores foram testados num aeródromo, para verificar a sua fiabilidade a grandes altitudes.

A estação fixa reúne vários sensores tais como fumo, temperatura, entre outros, e foi montada num ponto estratégico do concelho, de modo a verificar a comunicação wireless entre a estação remota e a base e verificar a integridade dos dados recebidos.

A capacidade de comunicação da estação foi testada para uma distância até 40 quilómetros e garante a sua funcionalidade e fiabilidade em todo o território do município. 

A estação meteorológica fixa, é alimentada por dois sistemas, solar e eólico, e pode ser replicada, permitindo a monitorização, em tempo real, quer para prevenção de incêndios, quer para fornecimento de dados em situação de combate aos incêndios.

https://www.youtube.com/watch?v=0Jpk38Iriik


« Voltar